Telefonia - 4 min de leitura

Automatizando Chamadas no Asterisk: Como Funciona a Discagem Automática

18 de abril de 2025
Automatizando Chamadas no Asterisk: Como Funciona a Discagem Automática

Automatizando Chamadas no Asterisk: Como Funciona a Discagem Automática

A discagem automática é uma das funcionalidades mais poderosas do Asterisk, especialmente para empresas que lidam com alto volume de chamadas, como call centers, áreas de cobrança, confirmação de consultas ou até notificações automatizadas. Ao contrário da discagem manual ou do atendimento receptivo, a discagem automática permite que o sistema faça ligações de forma proativa, sem intervenção do usuário, de forma planejada e escalável.

Na prática, isso significa que você pode ter um mailing com milhares de contatos, e um bot será responsável por realizar chamadas automaticamente, de acordo com critérios definidos no seu sistema. Essas chamadas podem ter diversos objetivos: apresentar um produto, cobrar uma dívida, confirmar um agendamento ou entregar uma mensagem personalizada. O Asterisk, nesse contexto, atua como o motor que executa essas ligações, com total controle de tentativa, tempo de espera, ramal de origem e destino, entre outros parâmetros.

Uma das formas mais simples de implementar isso é utilizando arquivos de texto em um formato específico, que são depositados em um diretório monitorado pelo Asterisk. A cada novo arquivo, o sistema inicia o processo de discagem, conforme as instruções descritas nesse arquivo. O conteúdo desse arquivo define o canal, número de tentativas, intervalo entre elas, timeout, contexto, extensão e prioridade da chamada.

Além de realizar a ligação, o Asterisk pode também registrar logs, coletar dados, gravar as chamadas e gerar relatórios de auditoria. Isso traz muita transparência e controle, possibilitando inclusive a integração com ferramentas de CRM ou plataformas de gestão de atendimento.

No vídeo abaixo, você poderá acompanhar o passo a passo completo de como criar e testar um arquivo de discagem automática no Asterisk. O conteúdo é prático e direto, perfeito para quem quer colocar esse recurso para funcionar na sua operação:

Assista ao vídeo completo e veja na prática como configurar a discagem automática no Asterisk.

A discagem automática é apenas o começo de um universo de automações possíveis com o Asterisk. Funcionalidades como detecção de humano (AMD), distribuição de chamadas com base em disponibilidade, e filtragem de mailing com dados inconsistentes são estratégias que podem ser implementadas para maximizar a eficiência da sua central.

Assuntos relacionados



O Que é VoLTE e Como Ativar no Seu Aparelho?
Tecnologia - 7 min de leitura
O Que é VoLTE e Como Ativar no Seu Aparelho?

O VoLTE se tornou um dos recursos mais importantes da telefonia móvel moderna. Mesmo assim, muitos usuários ainda não sabem exatamente o que ele faz...

O que é Portabilidade Numérica? Regras, Como Funciona e Como Consultar o Histórico
Telefonia - 8 min de leitura
O que é Portabilidade Numérica? Regras, Como Funciona e Como Consultar o Histórico

A portabilidade numérica é um dos recursos mais importantes da telefonia moderna no Brasil. Desde sua regulamentação, ela permite que qualquer pessoa...

Trabalho Assíncrono e Síncrono na TI Moderna: Diferenças, Casos Práticos e Como Aplicar na Sua Empresa
Tecnologia - 11 min de leitura
Trabalho Assíncrono e Síncrono na TI Moderna

Com o crescimento de equipes híbridas, operações 24/7 e times distribuídos entre diferentes estados e países, entender trabalho assíncrono e síncrono tornou-se...

Como Criar uma Rede Virtual e VLAN no Unifi: Entenda o Conceito e Suas Aplicações
Tecnologia - 8 min de leitura
Como Criar uma Rede Virtual e VLAN no Unifi: Entenda o Conceito e Suas Aplicações

As redes virtuais e VLANs são fundamentais para quem busca organização, segurança e desempenho em ambientes domésticos ou corporativos...

Saiba mais sobre as nossas experiências

Ou entre em contato com um de nossos consultores (11) 3709-2380

Informe seus dados e aguarde o nosso contato!

Ao preencher este formulário, você está ciente e concorda que poderá ser contatado por mensagens ou telefone pela nossa equipe!

Sucesso!

Entraremos em contato em breve!

Ops!

Não foi possivel enviar sua solicitação.

Tente novamente!