O Net Promoter Score é uma metodologia de mensuração da satisfação dos clientes criada por Fred Reichheld e desenvolvida para avaliar a possibilidade de um cliente recomendar a empresa aos amigos e colegas. Baseado na premissa de que um negócio cresce quando clientes satisfeitos promovem a empresa organicamente, o NPS é uma ferramenta poderosa para entender a lealdade dos clientes.
Segundo uma pesquisa da McKinsey & Company, os consumidores confiam duas vezes mais em recomendações de amigos do que em anúncios de TV.
A aplicação do NPS é bastante simples: basta fazer uma única pergunta aos seus clientes:
"Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa, produto ou serviço a um amigo ou colega?"
Com base nas respostas, os clientes são classificados em três grupos:
O NPS é calculado subtraindo o percentual de detratores do percentual de promotores:
NPS=%Promotores−%Detratores\text{NPS} = \% \text{Promotores} - \% \text{Detratores}NPS=%Promotores−%Detratores
Estão satisfeitos, mas não são defensores ativos da marca.
Transformar neutros em promotores pode aumentar significativamente o NPS.
Insatisfeitos e podem prejudicar a imagem da empresa.
Vamos a um exemplo prático: suponha que sua empresa obteve 10 respostas na pesquisa NPS, com 5 promotores, 3 neutros e 2 detratores.
NPS=(50% Promotores)−(20% Detratores)=30\text{NPS} = (50\% \text{ Promotores}) - (20\% \text{ Detratores}) = 30NPS=(50% Promotores)−(20% Detratores)=30
Depois de calcular o NPS, utilize-o para fazer um benchmark com empresas do mesmo setor e identificar onde sua empresa se posiciona. A Customer Gauge fornece um relatório detalhado com o NPS médio por setor.
O NPS mostra o quão leal os clientes são e a probabilidade de recomendarem sua empresa. Utilize esse feedback para criar programas de indicação e incentivar o compartilhamento de boas experiências.
Compreenda as razões da insatisfação.
Fortaleça o relacionamento com esses clientes.
Pergunte o que falta para que se tornem promotores.
Implementar o NPS pode proporcionar insights valiosos sobre a lealdade dos seus clientes e orientar estratégias de melhoria contínua. Utilize o feedback dos clientes para melhorar a experiência geral e diferenciar-se no mercado.
Para aprofundar mais sobre a construção da metodologia NPS, consulte o artigo "The One Number You Need to Grow" ou leia o livro de Fred Reichheld.
Esperamos que tenha gostado do post! Até a próxima.
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