Telefonia - 6 min de leitura

Entendendo o Uso de Variáveis no Asterisk – Conceitos e Aplicações no Dialplan

9 de maio de 2025
Entendendo o Uso de Variáveis no Asterisk – Conceitos e Aplicações no Dialplan

Entendendo o Uso de Variáveis no Asterisk – Conceitos e Aplicações no Dialplan

No universo das centrais telefônicas baseadas em software, o Asterisk é uma das soluções mais poderosas e flexíveis disponíveis. Para extrair o máximo do seu potencial, entender o funcionamento de variáveis dentro do dialplan é essencial. Neste artigo, vamos abordar de forma conceitual o que são variáveis, como funcionam no Asterisk e qual o papel delas no fluxo de chamadas.

O que é uma variável?

Antes de aplicarmos no Asterisk, precisamos entender o conceito básico de variável. Imagine um aluno digitando seu trabalho de escola no computador: enquanto digita, o conteúdo está armazenado temporariamente na memória RAM. Se não salvar, esse conteúdo se perde. Esse exemplo ilustra bem o papel de uma variável: um espaço temporário na memória para armazenar dados enquanto um processo está em execução.

No contexto da programação e também no Asterisk, variáveis são utilizadas para guardar dados que podem ser manipulados durante a execução da aplicação. Esses dados são voláteis, ou seja, desaparecem após o término da execução, a menos que sejam armazenados de forma persistente.

Variáveis no Asterisk

Dentro do Asterisk, as variáveis podem ser classificadas por escopo, sendo os principais:

Além disso, o Asterisk também oferece suporte a variáveis padrão do sistema, variáveis de ambiente do SO, e a um banco de dados local de chave-valor para persistência de informações.

Manipulação de Variáveis no Dialplan

Um dos grandes poderes do dialplan é a capacidade de manipular essas variáveis. Por exemplo, ao receber um número discado pelo usuário, você pode:

Essas manipulações são feitas usando a sintaxe ${VARIAVEL} e operadores específicos no extensions.conf. Entender esse funcionamento é essencial para criar lógicas mais complexas com condicionais, menus de atendimento, verificação de status de agentes, etc.

Aplicação Real: Padrão de Discagem DDD

No exemplo dado no vídeo, foi demonstrado como transformar uma discagem como 01137092380 em 0151137092380, seguindo a lógica das operadoras brasileiras: 0 (início do DDD), 15 (código da operadora), 11 (código de área) e o número de telefone. Para isso, é necessário eliminar dígitos e inserir outros via manipulação da variável EXTEN.

Assista ao Vídeo Completo no YouTube

Neste artigo, abordamos os conceitos fundamentais, mas para ver o passo a passo completo da implementação e testes reais na prática, assista ao vídeo completo no nosso canal no YouTube. Nele, mostramos como configurar o dialplan, manipular variáveis na prática e validar os resultados em um softphone.

 

Assuntos relacionados



Como Criar uma Rede Wi-Fi do Zero no Unifi Controller UX7
Tecnologia - 6 min de leitura
Como Criar uma Rede Wi-Fi do Zero no Unifi Controller UX7

A criação de redes Wi-Fi personalizadas é essencial para quem busca mais controle sobre conexões, segurança e desempenho da rede. Neste artigo, vamos...

Conheça o Gateway Aligera AG561: Integração entre Tecnologias R2, ISDN e SIP
Telefonia - 8 min de leitura
Conheça o Gateway Aligera AG561: Integração entre Tecnologias R2, ISDN e SIP

O Aligera AG561 é um gateway robusto e versátil projetado para integrar entroncamentos E1 e ISDN em soluções modernas de PABX IP...

Como Criar uma URA com Consulta e Geração de Protocolo no Asterisk
Transformação Digital - 7 min de leitura
Como Criar uma URA com Consulta e Geração de Protocolo no Asterisk

A automação de centrais de atendimento tem se tornado uma das principais estratégias para empresas que buscam eficiência e conformidade regulatória...

Criando uma URA no Asterisk para Geração de Protocolos
Transformação Digital - 5 min de leitura
Criando uma URA no Asterisk para Geração de Protocolos

Neste artigo, damos continuidade à série sobre a criação de uma URA (Unidade de Resposta Audível) no Asterisk para geração de protocolos de...

Saiba mais sobre as nossas experiências

Ou entre em contato com um de nossos consultores (11) 3709-2380

Informe seus dados e aguarde o nosso contato!

Ao preencher este formulário, você está ciente e concorda que poderá ser contatado por mensagens ou telefone pela nossa equipe!

Sucesso!

Entraremos em contato em breve!

Ops!

Não foi possivel enviar sua solicitação.

Tente novamente!