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Anatel aprova autenticação obrigatória de chamadas para combater fraudes

16 de maio de 2025
Anatel aprova autenticação obrigatória de chamadas para combater fraudes

Anatel aprova autenticação obrigatória de chamadas para combater fraudes

A Anatel deu um passo importante para aumentar a segurança nas telecomunicações brasileiras. A agência aprovou a obrigatoriedade da autenticação de todas as chamadas telefônicas feitas no Brasil, com o objetivo principal de combater fraudes como o spoofing — prática em que criminosos falsificam o número de quem está ligando, se passando por bancos, empresas ou órgãos públicos.

O que muda com essa nova regra?

O sistema aprovado se baseia no protocolo STIR/SHAKEN, já adotado com sucesso em países como Estados Unidos e Canadá. Ele utiliza criptografia e assinaturas digitais para verificar a autenticidade da chamada, garantindo que o número exibido no visor de quem recebe a ligação realmente pertence à origem da chamada.

De forma prática, isso significa que:

A tecnologia será implementada gradualmente: as operadoras terão até três anos para adaptar suas redes, e os usuários precisarão de smartphones compatíveis com o sistema — em geral, modelos mais recentes e com sistemas atualizados.

“Será mais difícil ver chamadas falsas usando números reais de instituições conhecidas, como Banco do Brasil ou Caixa”, explicou Davison Gonzaga, gerente de Certificação e Numeração da Anatel.

Fluxograma com ícones e setas mostra 8 etapas do processo de autenticação de chamadas telefônicas, desde a contratação do serviço pelo usuário até a exibição das informações autenticadas no celular do receptor. As etapas envolvem operadoras, uma autoridade autenticadora (AIA) e troca de dados entre sistemas. Textos explicativos acompanham os números das etapas.

Ainda existem riscos?

Sim. Embora o novo sistema seja um grande avanço contra fraudes por spoofing, outro golpe crescente preocupa os especialistas: o vishing.

Nesse tipo de fraude, o criminoso liga para a vítima se passando por um técnico de TI, por exemplo, e orienta que ela tome ações perigosas em seu computador. Segundo relatório da CrowdStrike, o vishing cresceu impressionantes 442% entre o primeiro e o segundo semestre de 2024.

Ou seja, a autenticação de chamadas é um passo essencial, mas a conscientização e treinamento das equipes ainda são fundamentais para a segurança completa.

O que sua empresa precisa fazer?

Se sua empresa realiza chamadas ativas para clientes — como bancos, centrais de atendimento, provedores ou call centers — é fundamental estar em conformidade com as novas exigências da Anatel. Isso inclui:


Precisa de ajuda para se adequar?
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